O universo potencial da iniciativa Inov Contacto Reverse é constituído pelos cerca de 70 mil alunos estrangeiros que estudam em Portugal
A Associação Business Roundtable Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal lançam nesta quarta-feira o Inov Contacto Reverse, um programa"que vai permitir às empresas portuguesas oferecer estágios em Portugal a jovens estrangeiros que completam o seu mestrado em Portugal", anunciaram as entidades em comunicado.
"O objetivo passa por tirar partido do talento internacional a estudar em universidades portuguesas – cerca de 70 mil pessoas – e atraí-los para as empresas nacionais, reforçando a disponibilidade de quadros internacionais, e contribuindo para fortalecer as competências e visão internacional destas organizações, e também para reverter o"inverno demográfico" que o país atravessa", lê-se no documento.
Adicionalmente,"os talentos internacionais poderão, no futuro, representar ativos importantes no contexto em que regressam ao país de origem, mas mantêm o vínculo com a empresa, levando consigo o know-how das duas geografias e tornando-se embaixadores das empresas portuguesas e de Portugal noutros mercados, bem como no mercado nacional".
Nessa primeira fase, que dura até setembro, a iniciativa irá contar com a participação de 10 empresas da Associação BRP que, no seu conjunto, irão disponibilizar 12 estágios. A partir desse mês, depois do piloto,"estar-se-á em condições de escalar o mesmo, passando este programa a ocorrer em paralelo com o Inov Contacto".